O Parque Nacional de Jericoacoara situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará, no Brasil. Possui uma área de 8 850 hectares. O perímetro do parque é de 49 929,4 metros. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Está localizado a 300 km a oeste da capital do estado.
A Lagoa do Paraíso tem sua porção mais setentrional. Com 57 km de perímetro, as peculiaridades ambientais da Lagoa de Jijoca, como suas águas doces, mornas e cristalinas e sua areia clara, além das diferentes espécies animais e da vegetação diversificada presente no local, a tornam refúgio biológico de grande valor. Tais peculiaridades fizeram com que seu entorno fosse definido como Área de Preservação Ambiental – APA da Lagoa de Jijoca. O fluxo de turismo nacional e internacional é constante e as redes de tucum armadas dentro d’água são disputadas pelos seus visitantes.
A lagoa azul é uma lagoa paradisíaca, que tem esse nome desde antes até mesmo do filme “Lagoa Azul”. É um local rodeado de belezas naturais, conta com um ótimo restaurante e ainda possui parque aquático.
Localizado em Jericoacoara, o Buraco Azul encanta os visitantes com suas águas incrivelmente azuis. Inicialmente, essa área foi escavada para a remoção de areia e barro, com o intuito de construir a rodovia CE-182. Contudo, devido a chuvas torrenciais, ocorreu um acúmulo de água na região, resultando em um espetáculo de cores. Assim, de maneira totalmente acidental, esse cenário deslumbrante se formou.
Localizado próximo à Jericoacoara e ao Buraco Azul, o Lagun Beach Club encanta os visitantes com suas águas incrivelmente azuis. Um local projetado para manter o nível de beleza da região, com piscinas artificiais, ideal para você e sua família passarem para conhecer e descansar.
Praia do Preá ou Vila de Preá é uma vila/comunidade localizada no município de Cruz, estado do Ceará. É uma das praias mais extensas do litoral cearense. Possui dunas formadas pelo clima tropical da região e faz divisa com a APA (área de proteção ambiental) de Jericoacoara, que mesmo se chamando Parque nacional de Jericoacoara, tem 33% de seu território na praia do Preá.
A Comunidade de Preá é formada por famílias descendentes de pescadores e mães rendeiras. A economia da comunidade experimenta um grande crescimento no turismo praticado na região, com suas pousadas e hotéis luxuosos.
A Árvore da Preguiça é um dos grandes pontos turísticos da região devido ao incrível formato da árvore que parece estar deitada no solo. Isso se deve aos fortes ventos da região que também é um dos principais destinos dos praticantes de kitesurf, o crescimento da planta com os fortes ventos, a fizeram crescer nesse formato.
O Passeio Ecológico do Cavalo Marinho é feito de canoa pelo mangue, ecossistema que é um berçário natural pela riqueza de alimentos e calmaria de suas águas. A vegetação tem raízes escoras e respiratórias que produzem um emaranhado na lama onde vivem caranguejos e marias-farinhas. Em suas águas, vivem os incríveis cavalos marinhos, ameaçados de extinção no mundo todo. Para preservá-los, nunca são apanhados com as mãos, somente em recipientes que evitem o contato com sua pele, sendo devolvidos ao seu habitat natural logo em seguida.
Formada por dunas de cerca de 30 m de altura que mudam de cor ao longo do dia, jangadas e pequenas lagoas, não poderia ser mais perfeita. As águas são rasas e os ventos constantes, que fazem da praia da Vila uma das mais procuradas pelos praticantes do windsurf. O conforto das espreguiçadeiras dos bares ao redor é um convite irrecusável a apreciar a paisagem estonteante.
Dentre as inúmeras atrações de Jericoacoara, a mais famosa é a Pedra Furada, um arco enorme, esculpido pela ação das ondas. O arco fica situado na Região Rochosa de Jericoacoara. A faixa de praia tem início após a Praia da Malhada, a primeira a leste da Vila, já fora da enseada. A Região Rochosa se estende por cerca de 2 km de litoral, terminando na Pedra do Frade. No mês de julho, o sol se põe por trás do furo da Pedra, formando um grande espetáculo de beleza.
Localizada no lado leste do município, entre Camocim e Jericoacoara, a Praia da Tatajuba é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste, cenário preferido por praticantes do Kitesurf vindos de vários lugares do mundo.
Praia da barrinha fica localizada ao extremo Leste de Jericoacoara, sendo exclusiva do passeio extremo leste, uma praia paradisíaca, rodeada de belezas naturais, um local de paz por ser ainda pouco explorado. Ainda assim contém uma culinária local de primeira qualidade e a vista de tirar o fôlego.
A Taxa de Turismo de Jericoacoara está em vigor desde 2017. Os visitantes devem pagar um valor diário determinado pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, de acordo com a duração da estadia na vila. Atualmente, o valor estabelecido é de R$ 41,50 por pessoa para um período de 10 dias.
É importante observar que, mesmo que você planeje passar apenas um dia na vila, ainda será necessário pagar a taxa completa de R$ 41,50. No entanto, se você pretende ficar por mais de 10 dias, será necessário pagar uma nova taxa.
Algumas categorias de visitantes são isentas dessa taxa, incluindo menores de 12 anos, maiores de 60 anos, portadores de deficiência, moradores e trabalhadores da vila.
Existem duas opções para pagar a taxa de turismo de Jericoacoara: por meio do site da prefeitura, realizando o pagamento online, ou no posto de atendimento localizado na entrada da vila, ao chegar em Jeri. Devido às enormes filas que ocorreram na alta temporada, recomenda-se efetuar o pagamento online. Isso evitará perda de tempo e inconveniências.
Para mais informações detalhadas sobre o pagamento da taxa de turismo de Jericoacoara, você pode consultar o seguinte site: Gerador da Taxa de Turismo Sustentável (speedgov.com.br)